Leandro Mattos
Uma das história bíblicas que mais me chamam a atenção é a história de José do Egito. O cara tinha tudo pra ter uma baita duma depressão, ele passou por tanta coisa ruim, por tanta situação difícil, que gosto de ver até onde ele foi. Primeiro, ele era o menorzinho dentre todos os seus irmãos, e por tanto era querido por seu pai. Seu pai tinha um zelo tão grande por ele que despertou um ciúme feroz em seus irmão, mas José não olhava pra isso, ele tinha sonhos e projetos que foram dados a ele pelo próprio Deus. O ciúme dos seus irmão o levaram a vender José como escravo, foi vendido a um egípcio chamado Potifar, um homem rico e poderoso. José estando naquela situação podia ter dito:"Sou escravo, não tenho mais valor! Só me interessa morrer, não tenho mais ânimo!" Mas ao contrario disso ele fez o melhor que ele podia, ele pensou: "Serei o melhor! Serei o encarregado de tudo aqui!" e foi mesmo. Potifar gostou tanto dos serviços do escravo José que pôs tudo que tinha na sua casa, nas mãos de José para que ele administrasse. Ele estava no topo novamente, quando a esposa de Potifar colocou os olhos no rapaz. A bíblia dá a entender que houve uma tentativa de fuga desesperada por José:
"E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora." (Gênesis 39:12)
A esposa de Potifar, vendo que tinha ido longe de mais nas suas insistentes investidas contra José, caluniou-o dizendo que ele teria tentado força-la. Com isso, mais uma vez, a vida de José tem um declive, pois ele é lançado na prisão. E o que me encanta, é que mesmo depois de ter sido abandonado e vendido pelo seus irmão, depois de ter sido caluniado e ido para o cárcere, ele olha sua situação e diz outra vez: "Serei o melhor! Serei o encarregado de tudo aqui!"
Ele não se prostou ante sua situação, ele não viva choramingando pelos cantos, não desanimou, ele se animou mais ainda para ser grande. Lá na cadeia ele conseguiu conquistar a confiança do chefe dos carcereiro.
"E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali." (Gênesis 39:22)
Mesmos com essa autoridade toda, José era um prisioneiro e permaneceu ali por muitos anos. E devido a uma série de acontecimentos, José teve a oportunidade de interpretar o sonho de Faraó e através disso ele foi posto como um Primeiro-Ministro do Egito, acima dele só Faraó. Reencontrou seus irmão que lhe pediram perdão, reencontrou seu pai e mudou a história de todos os povos daquela época, mudou a história dos Hebreus, mudou a história da sua família...!
Mude a sua história também! Mude a história de quem te cerca! Não se proste ante as dificuldades. Eu sei que você tem muitos problemas, todos nós temos, todos passamos por situações difíceis, mas o que vai fazer a diferença é sua atitude no momento de crise. Você vai sentar e chorar ou vai fazer o melhor possível e se tornar o encarregado? Que Deus te abençoe!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário