Leandro Mattos
A história
Maria Madalena (do original em Grego Μαρία ἡ Μαγδαληνή; nasceu em Magdala, Israel, 3 d.C. e supostamente, viveu seus últimos dias em Sainte-Baume, França, 63 d.C.) é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo.Maria Madalena é frequentemente confundida com Maria de Betânia, irmã de Lázaro que foi ressuscitado, conforme descreve o evangelho de João no capítulo 11.
Maria Madalena não era prostituta! Na verdade, a prostituta era Maria de Betânia, foi ela que tinha ungido os pés de Jesus com unguento, e enxugou seus pés com seus cabelos (João 11:2), quando Maria de Betânia fez isso diante de alguns fariseus, eles recriminaram Jesus por permitir tal ato por parte de uma prostituta (Lucas 7:36:50)
A crucificação
Maria Madalena esteve presente na Crucificação de Jesus, junto com Maria (mãe de Jesus) e Salomé (tia de Jesus). A princípio, elas acompanharam a crucificação aos pés da cruz (João 19:25), mas antes que Jesus fosse morto, elas passaram a acompanhar tudo de longe (Marcos 15:40)A ressurreição
Após a crucificação, Maria Madalena e Maria mãe de Jesus, acompanharam o corpo de Cristo e seu sepultamento, sem interferir ou tocá-lo, pois a noite de sexta se aproximava e os judeus teriam que se preparar para o Sabbath.O Sabbath tinha início no pôr-do-sol de sexta e terminava no pôr-do-sol de sábado. Após o fim do Sabbath, na noite de sábado, Maria Madalena, Maria mãe de Jesus e Maria Salomé tia de Jesus, compraram especiarias para tratar o corpo de Jesus, conforme o costume da época, mas por ser já tarde da noite, ela decidiram embalsamar Jesus na manhã de domingo.
Na manhã de domingo, ao nascer do sol, Maria Madalena, Maria mãe de Jesus, Joana (mulher de Cuza, procurador de Herodes) e algumas outras mulheres foram ao sepulcro de Jesus (Lucas 24:10), mas a pedra que tampava sua entrada não estava lá, nem o corpo de Jesus. Dois anjos estavam sentados no local onde o corpo de Jesus havia sido posto e disseram a elas:
"Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou." (Lucas 24:5-6)
Não está aqui, mas ressuscitou." (Lucas 24:5-6)
Maria Madalena também veio com eles ao sepulcro e estava chorando, quando dois anjos perguntaram para ela:
"Por que você está chorando?"
e ela responde:
"Por que levaram meu Senhor e eu não sei onde puseram!"
Esta resposta indica que, embora tivesse visto a pedra removida, o sepulcro vazio e diversos anjos (os quais pensava serem simplesmente homens), Maria Madalena ainda não acreditava na ressurreição de Jesus. Depois de falar com estes anjos, olhou para trás e viu Jesus, mas não percebeu que era ele, pensou ser o jardineiro. Jesus perguntou pra ela:
"Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?"
Maria Madalena pensou que talvez aquele jardineiro tivesse levado o corpo de Jesus e disse:
"Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei".
Maria Madalena ainda estava cética quanto a ressurreição de Jesus até que ele a chamou pelo nome e ela imediatamente o reconheceu e o chamou de "Raboni", que significa Mestre. Raboni é um termo mais solene do que "Rabi" e é usado geralmente para se referir a Deus.
Maria Madalena, voltou para o local onde os discípulos estavam reunidos e contou tudo para eles, ela teria sido a primeira pessoa a testemunhar o Cristo ressurreto.
Teorias sobre Maria Madalena
Existem teorias de que Maria Madalena foi casada com Jesus e teve filhos com eles, mas esta polêmica teoria é muito controversa e é inaceitável por muitos teólogos cristão, visto que não há uma base sólida para tal afirmação. Teólogos afirmam que o propósito da vida de Jesus transcendia qualquer necessidade de laço matrimonial, Jesus era tão focado em seu ministério que até sua família estava em segundo plano (Mateus 12:49). Também se ressalta a questão de que Jesus estava sobre o foco de milhares de pessoas o tempo todo, um relacionamento deste tipo seria percebido e relatado por muitas pessoas, seria algo mencionado em todos os evangelhos e em qualquer outro texto do Novo Testamento.O Evangelho de Maria Madalena
O Evangelho de Maria Madalena é um texto gnóstico encontrado no Codex Akhmin, que foi adquirido pelo Dr. Carl Rheinhardt na cidade do Cairo em 1896.O Evangelho de Maria Madalena propõe uma nova interpretação de quem teria sido Maria de Madalena. . Segundo este evangelho, ela teria sido uma discípula de suma importância à qual Jesus teria confidenciado informações que não teria passado aos outros discípulos, sendo por isso questionada por Pedro e André. Ela surge ali como confidente de Jesus, alguém, portanto, mais próximo de Jesus do que os demais.
Muitos pesquisadores duvidam que os textos tenham sido escritos pela própria Maria Madalena, uma análise feita no Museu Smithsonian dos Estado Unido, indicou que os textos encontrado foram escritos no Século VIII, e foi provavelmente criado para dar credibilidade ao gnosticismo.
er, por que choras? Quem buscas?
João 20:15
João 20:15
e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos
João 11:2
João 11:2
tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro
João 11:2
João 11:2
era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos
João 11:2
João 11:2
era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos
João 11:2
João 11:2
Nenhum comentário:
Postar um comentário