A importancia do clamor








Leandro Mattos

Muitas vezes, nós só queremos ficar calados, em silêncio! Mas o que nós não percebemos é o quanto se faz importante nós clamarmos a Deus. Um texto bíblico que chama muito a minha atenção está em Jeremias 33:3, e diz:

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."

Com base nisso, entendemos que é preciso partir de nós uma ação para clamar a Deus em voz alta. O significado da palavra clamar é justamente este: "soltar vozes altas", "protestar", "bradar" ou ainda "reclamar". Podemos entender então, que com este texto bíblico o Senhor nos incita a expor a ele o nossos problemas e através disso nós receberemos da parte do Pai revelações de coisas grandes e firmes que desconhecemos. Isso não significa que toda oração que façamos, seja necessariamente em voz alta, pois o próprio Cristo nos ensinou o modo correto de orar:

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:6)

Você deve estar se perguntando: Afinal, tenho que clamar ou orar em secreto?

Na verdade, Deus quer que no momento em que não vemos saída, o momento que estamos cercados, o momento o qual não podemos lutar, nestes momentos, você clame a ele. Se você simplesmente fizer sua oração rotineira, faça-a no seu quarto!
Quando você clama, Deus se manifesta, ele se revela e nos socorre em momento oportuno.

"EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir"(Isaías 59:1)

Por este versículo, entendemos que o Senhor quer nos ouvir e nos chama para isso. Ele quer que você clame a ele, reclame, proteste, brade, faça o que puder para chamar a atenção de Deus. Apresente a ele seu problema, determine com sua boca uma solução, pois muitas vezes o Senhor está pronto para abençoar, está pronto para nos ouvir, mas não falamos nada, não nos manifestamos a ele. Conforme disse o salmista Davi no Salmo 139:4 que "Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces." O Senhor bem sabe do que necessitamos, sabe do que precisamos, sabe o que pensamos, mas ele requer de nós um simples ato: Clamar!

Logo após Moisés e o povo de Deus ter saído do Egito e ter atravessado o Mar Vermelho, eles se depararam com outro problema: a falta de água! A bíblia diz que Moisés clamou a Deus e ele o indicou como conseguir água. (Êxodo 17:3-6)

No livro de Juízes, vemos que até o capítulo 6, por três vezes o povo abandonou a Deus e por causa disto, Israel era oprimida por algum exército inimigo, mas toda vez que o povo de Deus clamava, o Senhor levantava um libertador.

Quando Jonas levou a notícia da eminente destruição de Nínive, o rei proclamou que todos os homens deveriam jejuar, se humilhar e "clamar fortemente a Deus" para que Deus lhes perdoasse (Jonas 3:8).

O cego Bartimeu, quando soube que Jesus estava em Jericó, não podia perder a única oportunidade que teria em toda sua vida de ser curado e começou a clamar: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!" (Marcos 10:49) e enquanto muitos o mandavam se calar, ele não desistia e clamava mais alto ainda. Ele queria chamar a atenção de Jesus e percebeu que o único modo seria "clamando".

Bem sabemos que o Senhor nos ouve, mas Deus quer que chamemos Sua atenção, que sejamos esforçados, façamos diferente do usual, ele quer que nós não tenhamos medo nem vergonha de dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!!!

Clame e prepare-se para conhecer grandes segredos...

3 comentários:

  1. LINDO!! MUITO SABIAS AS PALAVRAS.VC É MUITO USADO POR DEUS E SABE EXPRESSAR O QUE ELE TE DIZ. CONTINUE ASSIM ABENÇOANDO AS NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir