Desafio de amar - 15º dia

O Amor é nobre

Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento,
dando honra à mulher, como sendo elas herdeiras
convosco da graça da vida. - (1 Pedro 3:7)

Escolha uma maneira de demonstrar honra e respeito ao seu cônjuge que vá
além da sua rotina. Pode ser abrir a porta para ela. Pode ser separar as roupas
que ele irá vestir. Pode ser a forma como você ouve e fala com ele. Mostre ao
seu cônjuge que ele é altamente honrado aos seus olhos.

Desafio de amar - 14º dia

Amor sente prazer

Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias
da tua vida vã. - Eclesiastes 9:9

Propositadamente, negligencie uma atividade que normalmente faria.
Para gastar um tempo de qualidade com o seu cônjuge. Faça algo que ele
amaria fazer, ou um projeto que ele gostaria muito de realizar. Apenas
estejam juntos.

Desafio de amar - 13º dia

O Amor é justo

Se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não
poderá subsistir. - Marcos 3:25

Converse com o seu cônjuge e estabeleça regras saudáveis de conflito.
Se o seu cônjuge não estiver pronto para isso, então escreva os seus
limites pessoais para a "briga". Decida colocá-los
em prática quando o próximo desentendimento ocorrer.

Desafio de amar - 12º dia

O Amor deixa o outro vencer

Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual
também para o que é dos outros. - Filipenses 2:4

Demonstre amor através da disposição, escolhendo ceder em uma área de desacordo entre você e seu cônjuge. Diga a ele que você está colocando a preferência dele em primeiro lugar.
Do que você decidiu abrir mão hoje? O que isso lhe custou? Como isso
irá lhe ajudar no futuro?

Desafio de amar - 11º dia

O Amor cuida

Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres,
como a seus próprios corpos - Efésios 5:28

Quais as necessidades da sua esposa ou do seu marido que podem ser supridas por você hoje? Você pode adiar uma viagem de negócios? Fazer uma massagem nas costas ou no pé dele(a)? Tem algum trabalho caseiro onde possa ajudar? Escolha um gesto que diga: "Eu cuido de você" e faça isso com um sorriso.
O que você escolheu fazer para mostrar que cuida do seu cônjuge? O
que você aprendeu com essa experiência?

Desafio de amar - 10º dia

O Amor é incondicional

Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu em
nosso favor quando ainda éramos pecadores. - Romanos 5:8

Faça algo fora do normal para o seu cônjuge - algo que prove (para você e para ele) que o seu amor é baseado em suas escolhas e em nada mais. Lave o carro dela. Limpe a cozinha. Compre a sobremesa favorita dele. Dobre as roupas lavadas. Demonstre amor pela simples alegria de serem parceiros no casamento.
Seu amor era baseado nos atributos e comportamentos do seu cônjuge, ou em seu compromisso? Como você pode continuar demonstrando amor quando ele não retoma da maneira como você espera?

Desafio de amar - 9º dia

O Amor deixa boas impressões
Saúdem uns aos outros com beijo de santo amor.
1 Pedro 5:14

Pense em uma maneira especial de cumprimentar o seu cônjuge hoje. Faça isso com um sorriso e com entusiasmo. Então, decida mudar a maneira como o cumprimenta de modo que
reflita o seu amor por ele.

Quando e onde você escolheu fazer o seu cumprimento especial? Como você vai mudar o modo como cumprimenta seu cônjuge a partir de hoje?

Desafio de amar - 8º dia

O Amor não arde em ciúmes

Pois o amor é tão forte quanto à morte, e o ciúme é tão
inflexível quanto à sepultura. Suas brasas são fogo ardente,
são labaredas do Senhor. - Cantares de Salomão 8:6

Decida ser o maior fã do seu cônjuge, e decida rejeitar qualquer pensamento invejoso. Para ajudá-lo a manter o coração em seu cônjuge e a focar nas conquistas dele(a), pegue a lista de atributos negativos que você fez ontem e, discretamente, queime-a. Depois, compartilhe com seu cônjuge o quanto você está feliz com o sucesso que ele(a) conquistou recentemente.

Pense nisso:
Foi difícil queimar a lista? Quais são os aspectos positivos na vida de seu cônjuge que deixam você feliz? Como você pode encorajar a obter sucessos futuros?

Desafio de amar - 7º dia

O Amor acredita sempre no melhor

[O amor] tudo crê, tudo espera. - 1 Coríntios 13:7

Para o desafio de hoje, pegue duas folhas de papel. Na primeira, passe alguns minutos escrevendo coisas positivas a respeito do seu cônjuge. Depois, na segunda folha, faça o mesmo com as coisas negativas. Coloque as duas folhas em um lugar secreto para o próximo dia. Existe um propósito e um plano diferente para cada uma dessas listas. Em algum ponto durante o resto do dia, escolha um atributo positivo e agradeça ao seu cônjuge por ter essa característica.

Desafio de amar - 6º dia

O Amor não se irrita facilmente

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar
o seu espírito do que conquistar uma cidade. - Provérbios 16:32

Escolha hoje para reagir de maneira amorosa, apesar das circunstâncias do seu relacionamento. Comece fazendo uma lista das coisas que você precisa ter mais paciência e dê um tempo para se acalmar sobre isso. Então, faça uma lista das motivações negativas e abra mão delas, abra mão de tudo que deixa vocês dois tristes, com raiva, nervosos, distantes...
Em que áreas da sua vida você precisa estabelecer limites? Quando foi a última vez que reagiu de forma exagerada? Qual foi a motivação real por trás disso? Quais foram as decisões que você tomou hoje?

Desafio de amar - 5º dia

O Amor não maltrata
A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como
maldição é recebida. - Provérbios 27:14

Peça ao seu cônjuge para te dizer três coisas sobre você que deixam ele(a) desconfortável e irritado. Faça isso sem atacar-lhe e sem justificar
seu comportamento. Preocupe-se apenas com a perspectiva que seu cônjuge tem sobre você.

Desafio de amar - 4º dia

O Amor é atencioso
Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como
é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do
que os grãos de areia. - Salmos 139: 17-18

Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não faça outra coisa senão perguntar como ele(a) está e se tem algo que você pode fazer por ele(a).

Desafio de amar - 3º dia

O Amor não é egoísta

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar
honras aos outros mais do que a si próprios. - Romanos 12: 1O.

Aquilo em que você colocar seu tempo, energia e dinheiro, será mais importante para você. É difícil se importar com algo em que você não está investindo. Além de evitar comentários negativos, compre para o seu cônjuge alguma coisa que diga: "eu estava pensando em você hoje".

Desafio de amar - 2º dia

0 Amor é bondoso

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros,
perdoando-se mutuamente, assim como Deus os
perdoou em Cristo. - Efésios 4:32

Além de, mais uma vez, não dizer palavras negativas ao seu
cônjuge hoje, demonstre bondade com, no mínimo, um gesto
inesperado.

Desafio de amar - 1º dia

O amor é paciênte

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,
suportando uns aos outros com amor. - Efésios 4:2

A primeira parte do desafio de hoje é bastante simples. Apesar do amor se comunicar de várias formas, as palavras, na maioria das vezes, refletem o estado do nosso coração. Para o próximo dia, decida demonstrar paciência e de modo algum diga algo negativo para o seu cônjuge. Se a tentação surgir, não diga nada. É melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.

Lembre-se: Você precisa de apenas alguns segundos para se cortar com uma faca, mas muitos dias depois aquela ferida ainda estará doendo!

Desafio de amar

A partir do dia 15/06/2010 estaremos disponibilizando diariamente os 40 passos para salvar o seu casamento. Estes passos consistem em um desafio de 40 dias, onde todos os dias você receberá uma instrução diferente para aplicar no seu casamento. Estes desafios são baseados no livro "Desafio de amar" do Pastor Alex Kendrick, que produziu o filme "A Virada", "Desafiando Gigantes" e "À prova de fogo" (baseado no livro).

Não deixem de acompanhar diariamente este desafio, isso pode mudar a sua vida conjugal!

Tome a sua cruz e me siga


Jesus Cristo

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras" (Mateus 16:24-27)

"E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos."
(Marcos 8:34-38)

O verdadeiro amigo








Leandro Mattos

Muitas pessoas se sentem só, sem amigos, sem alguém com quem possa conversar e se abrir, mas se esquecem de um verdadeiro amigo, um amigo mais que especial...Jesus!!!

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.(João 15:15)

Ele não quer que sejamos servos, quer que sejamos amigos. É difícil considerar-se amigo pessoal de alguém tão importante como Jesus, mas Cristo sempre falava com seus discípulos como amigo, abertamente, não deixando de ser filho de Deus, ele era o rei e era também o amigo.

Absorvendo o amigo
Notem, que existe um estágio para se chegar a amigo de Cristo, pois primeiro os que querem ser amigos, precisam ser como os servos, doutrinados na sua palavra. Precisamos conhecer Jesus e absorver dele todo conhecimento, ou seja, para você ser amigo de Jesus, você precisa se parecer com Jesus.
Os discípulos de Jesus haviam passado tanto tempo com ele, haviam absorvido tanto dele que seria impossível os soldados romanos distinguirem Jesus dos seus discípulos.

"Ora, o que o traía, tinha-lhes dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o, e levai-o com segurança. E, logo que chegou, aproximou-se dele, e disse-lhe: Rabi, Rabi. E beijou-o."(Marcos 14:44 e 45)

Para que Jesus pudesse ser identificado, foi necessário que Judas desse um sinal para os soldados. Vejam, que enquanto Jesus tinha uma relação de amizade com seus discípulos, Judas porém, ainda o chamava de "Rabi" (que quer dizer mestre), demonstrando não ter com Cristo uma relação de "amizade". Não há nada de errado em chamar Jesus de mestre, desde que tenhamos a consciência de que ele é mesmo nosso amigo.

Parecendo-se com o amigo
Você já deve ter ouvido falar naquele ditado muito popular: "Diga-me com quem andas e eu te direi quem és!" Logo após Jesus ter sido preso, Pedro passou a acompanhá-lo de longe, tentando passar despercebido. Mas ele havia passado tanto tempo com Cristo que já estava muito parecido com ele, até mesmo no modo de falar:

"E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia."(Mateus 26:73)
Se somos amigos de Cristo nos parecemos com ele.

Caracteristicas do amigo
Já aprendemos que se quisermos ser amigos de Cristo, temos que aprender com ele e ser como ele, então confiram as principais caracteristicas do amigo:

1º - "(...)há um amigo mais chegado do que um irmão." (Provérbio 18:24)
Cristo é mais que um simples amigo, achegue-se a ele.

2º - "Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te." (Isaías 41:6)
Cristo te ajuda, faça a sua parte que ele fará a dele.

3º - "E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos."(Mateus 9:10)
Pra Jesus não importa quem você é, ele quer que você seja amigo dele.

Você não está só!!!
A bíblia diz que o mundo nos odeia (João 15 : 19) e naturalmente tentará nos excluir, mas aquele que fez o mundo é nosso amigo, é nosso irmão e nós somos seus co-herdeiros, por tanto o nosso verdadeiro amigo é bem maior do que aquele que se faz nosso inimigo(I João 4 : 4)!

A importancia do clamor








Leandro Mattos

Muitas vezes, nós só queremos ficar calados, em silêncio! Mas o que nós não percebemos é o quanto se faz importante nós clamarmos a Deus. Um texto bíblico que chama muito a minha atenção está em Jeremias 33:3, e diz:

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."

Com base nisso, entendemos que é preciso partir de nós uma ação para clamar a Deus em voz alta. O significado da palavra clamar é justamente este: "soltar vozes altas", "protestar", "bradar" ou ainda "reclamar". Podemos entender então, que com este texto bíblico o Senhor nos incita a expor a ele o nossos problemas e através disso nós receberemos da parte do Pai revelações de coisas grandes e firmes que desconhecemos. Isso não significa que toda oração que façamos, seja necessariamente em voz alta, pois o próprio Cristo nos ensinou o modo correto de orar:

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:6)

Você deve estar se perguntando: Afinal, tenho que clamar ou orar em secreto?

Na verdade, Deus quer que no momento em que não vemos saída, o momento que estamos cercados, o momento o qual não podemos lutar, nestes momentos, você clame a ele. Se você simplesmente fizer sua oração rotineira, faça-a no seu quarto!
Quando você clama, Deus se manifesta, ele se revela e nos socorre em momento oportuno.

"EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir"(Isaías 59:1)

Por este versículo, entendemos que o Senhor quer nos ouvir e nos chama para isso. Ele quer que você clame a ele, reclame, proteste, brade, faça o que puder para chamar a atenção de Deus. Apresente a ele seu problema, determine com sua boca uma solução, pois muitas vezes o Senhor está pronto para abençoar, está pronto para nos ouvir, mas não falamos nada, não nos manifestamos a ele. Conforme disse o salmista Davi no Salmo 139:4 que "Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces." O Senhor bem sabe do que necessitamos, sabe do que precisamos, sabe o que pensamos, mas ele requer de nós um simples ato: Clamar!

Logo após Moisés e o povo de Deus ter saído do Egito e ter atravessado o Mar Vermelho, eles se depararam com outro problema: a falta de água! A bíblia diz que Moisés clamou a Deus e ele o indicou como conseguir água. (Êxodo 17:3-6)

No livro de Juízes, vemos que até o capítulo 6, por três vezes o povo abandonou a Deus e por causa disto, Israel era oprimida por algum exército inimigo, mas toda vez que o povo de Deus clamava, o Senhor levantava um libertador.

Quando Jonas levou a notícia da eminente destruição de Nínive, o rei proclamou que todos os homens deveriam jejuar, se humilhar e "clamar fortemente a Deus" para que Deus lhes perdoasse (Jonas 3:8).

O cego Bartimeu, quando soube que Jesus estava em Jericó, não podia perder a única oportunidade que teria em toda sua vida de ser curado e começou a clamar: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!" (Marcos 10:49) e enquanto muitos o mandavam se calar, ele não desistia e clamava mais alto ainda. Ele queria chamar a atenção de Jesus e percebeu que o único modo seria "clamando".

Bem sabemos que o Senhor nos ouve, mas Deus quer que chamemos Sua atenção, que sejamos esforçados, façamos diferente do usual, ele quer que nós não tenhamos medo nem vergonha de dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!!!

Clame e prepare-se para conhecer grandes segredos...

Promessas








Leandro Mattos

Não duvido que todos vocês tenham algum tipo de promessa feita por Deus! Alguns, Deus tem feito promessas diretas, para outros ele tem falado através de sua palavra e prometido coisas grandiosas. A própria promessa em si, reflete um trato firmado entre duas partes que não é para agora, mas para o futuro, e é aí que o bicho pega: O futuro!

Fala sério, por que tenho que esperar?

Realmente é dificil! A ansiedade nos deixa muito agitados, sedentos pela promessa cumprida, nos faz querer tudo agora, tudo já...
E, infelizmente, para os mais afoitos, isso é como uma facada! Mas de fato algumas coisas precisam ser observadas:

Deus quer que você seja forte e lute por sua promessa.
Deus precisa ter certeza de que você estará apto(a) a recebê-la. Calebe, precisou aguardar a sua promessa por 45 anos e só então pôde tomar posse do que Deus lhe havia prometido. Neste tempo ele foi preparado e após esperar tanto tempo, aquela promessa passou a ter um valor muito grande pra ele e ele se esforçou como na sua juventude para tomar posse da benção.

" E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar." (Josué 14:11)

Espero que também não tenhamos que esperar tanto =D
Assim como na parábola do filho pródigo, nós temos reservada a nossa herança e como toda herança, existe um tempo certo para se receber. O filho pródigo quis antecipar sua promessa, quis receber sua herança antes da morte do seu pai e, por fim, ele perdeu tudo que havia conseguido.
Quando recebemos a promessa sem estarmos preparados para ela, acabamos pondo em risco a nossa própria promessa, a nossa vida secular e o pior, podemos perder até nosso relacionamento com Deus. Não corramos este risco! Eu sei que é dificil, mas também sei que não podemos lutar essa batalha sem a ajuda de Deus, por tanto, aí vai algumas dicas importantes para você aguardar em paz aquilo que o Senhor reservou para ti:

1º-"OLHANDO PARA JESUS, autor e consumador da fé..." (Hebreus 12:2)
Não faça da sua promessa seu objetivo principal, olhe pra Cristo e faça dele o seu alvo primário e o resto vai acontecer naturalmente .

2º-"BUSCAI antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Lucas 12:31)
Depois de olhar firmemente para Cristo, busque-o! Quando você busca a Deus em primeiro lugar, você verá como Deus é fiel e que não será necessário correr atrás da promessa, pois ela te será acrescentada.

3º-"DELEITA-TE também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmo 37:4)
Tenha prazer em estar na presença de Deus, descanse nele e ele vai te ajudar a realizar seus sonhos.

4º-"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, NISSO PENSAI." (Filipenses 4:8)
Ocupe sua mente com coisas boas que agradam a Deus, pois mente vazia é oficina do diabo, logo se faz necessário que você esteja com sua cabeça ocupada pelas coisas boas de Deus.

Amados, isto é muito importante e vai te ajudar no processo de espera, Deus está pronto para lhe abençoar, mas é preciso que você esteja pronto para receber (Isaías 59:1-2)

Não esqueça: Olhe pra Cristo, busque a ele, deleita-te nele e ocupe sua mente com coisas boas.

Espero ter ajudado, que Deus abençoe a todos!!!